INSITUCIONAL

ATASC

SINTAGRI

[-][+]Histórico

A ATASC – Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina, foi fundada em 24 de julho de 1977 em Chapecó/SC.

Trata-se de uma instituição de caráter técnico-científico-político-social e cultural, com a finalidade de desenvolver atividades de apoio e defesa do exercício profissional dos Técnicos Agrícolas do Estado de Santa Catarina como pessoa jurídica de direito privado, com sede e foro em Florianópolis/SC, possuindo 28 núcleos regionais.

HISTÓRICO DO MOVIMENTO DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS CATARINENSES

O movimento dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina iniciou dia 23 de maio de 1977, no escritório da Epagri em Chapecó, quando os técnicos agrícolas Valter Melentino da Silva, Ênio José Basso, Domingos Antônio Simioni, Adair da Silva, Edward Césa de Souza e José Böing se reuniram, pela primeira vez, para fundar a Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (ATASC). Tinham como meta, no primeiro momento, localizar o decreto-lei – se é que ele existia – para regulamentar a profissão de técnico agrícola e ter um balcão de empregos, capaz de manter as empresas informadas sobre a disponibilidade de técnicos, bem como buscar um teto salarial mínimo, o aperfeiçoamento técnico e o entrosamento com os colégios agrícolas. Para isso, então, formaram uma comissão provisória. Pelo esforço, pela visão e pela criatividade escolheram como presidente o colega Ênio Basso. Já com 19 participantes, dia 11 de junho foi realizada uma nova reunião, na Acaresc, onde criaram a comissão pró-fundação da associação e elaboraram a proposta do estatuto, sendo convocada à assembléia de fundação da ATASC, para o dia 24 de julho de 1977, no auditório da Secretaria dos Negócios do Oeste, em Chapecó.

Hoje, a Atasc conta com 28 Núcleos Regionais, responsáveis pela divulgação da profissão no Estado. Este foi o primeiro e o mais importante passo dado dentro do movimento, sendo que esta iniciativa resultou na fundação do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Estado de Santa Catarina (SINTAGRI) dia 30 de agosto de 1987, na cidade de Lages – que conta hoje com 22 Diretorias Regionais –, do Conselho Estadual de Ensino Agrícola (CONEA), datado em 15 de fevereiro de 1990 – entidade esta, que congrega os Cedup’s da rede estadual de ensino de: Água Doce, Campo Erê, Canoinhas, São José do Cerrito e São Miguel d’Oeste, as Escolas Agrotécnicas Federais de Araquari, Camboriú, Concórdia, Rio do Sul e Santa Rosa do Sul, os Colégios Agrícolas particulares de Fraiburgo, Itapiranga e Xanxerê e as entidades representativas da categoria profissional, ATASC, SINTAGRI e, por último, a Cooperativa de Serviços Técnicos Agrícolas (UNITAGRI), fundada em 13 de outubro de 1996, na cidade de São Ludgero e com sede própria no município de Camboriú.

Temos plena certeza que o planejado pelos fundadores da Atasc foi construído passo a passo. Hoje, temos a regulamentação da profissão, um sindicato atuante na defesa dos salários e das condições de trabalho, um conselho que faz com que o movimento e os profissionais discutam a questão do ensino com as instituições e, por último, uma cooperativa que veio ao encontro do tão almejado balcão de emprego aos Técnicos Agrícolas do Estado de Santa Catarina.

As entidades (Atasc, Sintagri e Conea) possuem sede própria, localizada a Rua Felipe Schmidt, número 390, sala 1309, no centro de Florianópolis/SC.

[-][+]Missão

A Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina tem por missão:

– Defender os direitos e interesses de classe;
– Promover a categoria social, cultural e politicamente;
– Divulgar idéias, realizações e posicionamentos;
– Acompanhar os movimentos sociais no Estado e no País;
– Manter intercâmbio com outras entidades de classe;
– Representar a classe em conselhos, comissões e juntas;
– Promover atividades de orientação, coordenação e integração;
– Colaborar com os poderes constituídos;
– Promover cursos, seminários, congressos e encontros voltados ao aperfeiçoamento e organização profissional;
10 – Difundir o emprego da tecnologia nas atividades agropecuárias;
11 – Colaborar e participar das soluções dos problemas da agropecuária visando o seu desenvolvimento e do agricultor;
12 – Prestação de serviços conforme o interesse da classe;
13 – Prestar assistência técnica e gerencial aos produtores rurai através de convênios, contratos, concessões e autorizações.

[-][+]Estatuto

[-][+]Diretoria

[-][+]Núcleos Regionais

[-][+]Histórico

O SINTAGRI – Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Estado de Santa Catarina, foi fundado no dia 30 de agosto de 1987 no município de Lages/SC.

É uma entidade sindical constituída para fins não econômicos de estudo, coordenação, proteção, defesa dos interesses e direitos e representação legal da categoria dos profissionais técnicos agrícolas e suas modalidades, baseados no território do Estado de Santa Catarina, com sede e foro em Florianópolis/SC, possuindo 22 diretorias regionais.

[-][+]Missão

Missão do Sindicato dos Técnicos Agricolas de Santa Catarina
1 – Representar a categoria perante as autoridades administrativas e judiciárias na defesa dos direitos e interesses coletivos e/ou individuais da categoria inclusive em questões judiciais ou administrativas, na qualidade de substituto processual;
2 – Celebrar convenções e/ou acordos coletivos de trabalho com o patronato, bem como termos aditivos a estes;
3 – Instaurar competentes Dissídios Coletivos de Trabalho e/ou jurídicos;
4 – Eleger ou designar os representantes da respectiva categoria;
5 – Colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo, no estudo de solução de problemas que se relacionam com sua categoria e com a agropecuária catarinense;
6 – Estabelecer contribuições a todos aqueles que participam da categoria representada, nos termos da legislação vigente;
7 – Implantar, na medida do possível, agências de colocação de empregos para os membros da categoria.

[-][+]Estatuto

[-][+]Palavra do Diretor

No momento em que o mundo parece ter alcançado o auge da modernidade e da tecnologia, já que o uso das informações chega de forma rápida por meio de equipamentos cada vez mais precisos e sofisticados, não nos resta alternativa a não ser acompanhar esta revolução tecnológica.
Senão vejamos: com o advento e o uso da informática no meio rural e com o aparecimento de equipamentos como o GPS, os profissionais passaram a ter mais agilidade e facilidade em realizar seu trabalho. Como exemplo, podemos usar a área de topografia, rastreabilidade, ou simplesmente, identificar uma propriedade com um ponto georreferenciado.
Há pouco tempo, trabalhos de topografia eram realizados com levantamentos topográfico com teodolitos e uma série de cálculos, que nos possibilitavam montar um mapa em uma prancheta.
A marcação de um animal, geralmente, era feita com ferro de marcação em brasa e a localização de uma coordenada era feita com um papel quadriculado sobre um mapa, onde se fazia a leitura de coordenadas geográficas.
Hoje, o uso de programas de computador como o Autocad, nos permite montar um mapa com rapidez, clareza e uma riqueza imensa de detalhes. Isso tudo a partir de informações coletadas por um GPS e conectado ao computador.
A rastreabilidade em nossos dias é feita por meio de um chip ou brinco implantado nos animais, o que nos permite identificá-lo por um leitor de código de barras.
O uso de um programa de informática conhecido como Google Earth, nos permite em tempo real observar mudanças no meio em que vivemos a milhares de quilômetros de distância.
Cada um de nós, Técnicos Agrícolas, busca de forma contínua estas inovações tecnológicas que o mundo moderno nos oferece. No entanto, não podemos esquecer que somos uma profissão que aprendeu a fazer fazendo e, por isso, jamais nos furtaremos de colocar a mão na massa, independente das transformações que o mundo nos imponha.

.

 

Téc. Agric. Antonio Tiago da Silva
Presidente do SINTAGRI

Portal dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina

sintagri@tecnicoagricolasc.com.br

48 3223.5870

tecnicoagricolasc.com.br

Todos os direitos reservados © 2017