Após seis meses de muitas idas e vindas, rodadas de negociações intermináveis em todas as esferas públicas, sempre com a mesma resposta de reajuste ZERO, e articulações com setores da iniciativa privada, onde solicitamos apoio para atendimento de nossas demandas trabalhistas, na tarde de ontem foi apresentada pelo governo a proposta que repassamos abaixo.
1- Renovação de todas as Cláusulas Sociais do ACT 2015/2016;
2- Reajuste salarial de 9,83% a partir de 01/12/2016, sem pagamento do retroativo;
3- Reajuste do Vale Alimentação de R$ 19,00 para R$ 21,22 por dia também sem retroatividade e a partir de 01/12/2016.
Diante deste novo fato os sindicatos estiveram reunidos na manhã de hoje e em comum acordo decidiram apresentar uma contra proposta ao que foi apresentado e que garanta os seguintes direitos.
1- Extensão da Garantia de emprego até 30/04/2018;
2- Garantia da Sentença normativa estabelecida pela justiça do trabalho entre o Sindaspi e as empresas;
3- Buscar uma alternativa que contemple o pagamento dos valores retroativos.
Convém ressaltar que os valores em atraso representam em torno de 0,8 Salário de cada um.
Somos sabedores que a construção desta proposta se deu em razão da mobilização dos trabalhadores, portanto agora mais do que nunca deveremos intensificar nossa mobilização, pois só isso poderá garantir a melhoria da proposta.
Gostaríamos que ada profissional, se manifesta-se sobre a proposta apresentada pelo governo através do e-mail: sintagri@tecnicoagricolasc.com.br
Em razão do acima exposto deveremos chamar as assembleias para avaliação da proposta tão logo tenhamos resposta do governo a nossa solicitação.