*SINDICARNES* – Estivemos reunido com o atual secretário executivo do Sindicarnes Jorge de Lima onde foi acenado a reposição do INPC hoje em 5,07% .
*FAESC (SINDICATOS RURAIS) -* Nos reunimos no dia 15 de maio com o negociador, o qual solicitou um tempo para conversar com a diretoria sobre os índices de reposição na próxima semana deveremos manter contatos novamente para saber qual índice de correção será oferecido aos profissionais.
*OCESC- * Em reunião ocorrida no dia de hoje (23/05) com o Dr. Gilson, tratamos de índice de reposição que ainda esta sendo trabalhado pelas cooperativas, segundo informação recebida a Aurora já acenou com a possibilidade de correção pela inflação do período, solicitou um prazo ate o inicio de junho onde deve ter definido o índice a ser oferecido aos trabalhadores. Pelas informações recebidas de colegas o próprio sindicato preponderante também não tiveram nenhum aceno por parte das cooperativas ainda levantamos a situação dos profissionais que atuam nas lojas agropecuárias e são responsáveis pelo caixa sobre a forma de tratamento sobre a quebra de caixa .
*SINDILEITE –* Ainda não tivemos nenhum contato do Sindileite sobre a convenção estamos agendando para a próxima quarta feira dia 29/05 uma reunião com o presidente do Sindileite para darmos inicio as negociações.
*FECOMÉRCIO (SINDICATOS DO COMÉRCIO)* – A assessoria jurídica do SINTAGRI ( Silvio Walter) ajuizou o protesto judicial e a Fecomércio já foi notificada, na reunião realizada na SRTE no dia 30/04 com a presença do Rafael o negociador da Fecomércio pediu um prazo pois a reunião da diretoria da Fecomércio acontecera no dia 25/05, depois deste prazo estaremos cobrando a posição da Fecomércio sobre o assunto.
*SINDITABACO –* A assessoria jurídica do SINTAGRI ( Silvio Walter) ajuizou o protesto judicial e estamos aguardando audiência na DRT.
Com todos os sindicatos patronais além do que descrevemos acima ainda estamos tratando das questões *do quinquênio nas empresas onde ainda não há esta politica de valorização dos profissionais, da questão de aquisição de veículos através de convenio e das questões ligadas ao desvio de função.*
*EMPRESAS PÚBLICAS*
Dentro do que ficou acordado na ultima reunião ocorrida em 06/05/2019 fomos convocados para as reuniões de avaliação de pautas por grupo de sindicatos conforme quadra abaixo. O motivo da avaliação em separado se deu em razão das pautas apresentarem particularidades de cada categoria.
Sindicatos
Data
Horário
Local
SEAGRO/SIMVET/SENGE
21/05/19
10h
Auditório – CEPA
SINDASPI/SINTRACASC/SINDECON
22/05/19
10h
Auditório – CEPA
SINTAGRI/SAESC/SINDQUÍMICA/SINTEC/SINCESC
23/05/19
16h
Auditório – CEPA
O que de concreto aconteceu na reunião realizada no dia 23 foi a informação de que a Secretária aguarda Resolução do CPF autorizando um pré-acordo por 120 dias contados a partir de 1º de maio.
Quanto as cláusulas sociais ,tratamos com ênfase a cláusula de Plano de Saúde, que mesmo tendo caráter econômico deve sofre alteração urgentemente , caso isso não aconteça os Planos de Saúde das empresas correm sérios riscos, o que atinge diretamente todos os trabalhadores Quanto
as demais cláusulas já constantes de nossos acordos serão mantidas, sugerimos algumas alterações conforme nossa pauta o que a principio houve entendimento por parte das empresas e da secretária sendo as mesmas motivo de analise da secretária e CPF juntamente com as novas clausulas, constantes da Pauta de reivindicações. O ponto positivo foi a oportunidade de podermos abordar, discutir e defender as clausulas retiradas em assembleia, o que não havia acontecido nos últimos anos.
Estiveram presentes na Reunião os representantes do SINTAGRI,SAESC e SINDIQUIMICA e por parte da Secretaria o Assessor Jurídico Carlos Magno e o Secretário Adjunto Ricardo Miotto.
Quanto as Cláusulas econômicas a posição continua sendo a mesma do dia 06/05 com a proposta de *reposição de zero com um agravante sem renovação da clausula de Garantia de Emprego*.Informamos aos negociadores na mesa que não iremos abrir mão da reposição e que todos os esforços serão usados para que isso aconteça.
*Portanto colegas precisamos estar preparados, organizados e acima de tudo mobilizado para que isso aconteça, não esqueçam que o sindicato somos cada um de nós.*
*NINGUÉM É MAIS FORTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS.*
*Acompanhe as informações sobre o movimento dos Técnicos Agrícolas de Canta Cataria e sobre a* *Campanha Salarial acessando :* https://www.tecnicoagricolasc.com.br/